Efeito no cursor

domingo, 19 de julho de 2015

Reflexão e prática

                  Planejamento das oficinas

Foi realizado no dia 17 de julho de 2015 um encontro na Escola Municipal Vilma Brito local no qual esta sendo utilizado como campo de pesquisa e  pratica para a equipe do PIBID , tendo como coordenadora a professora Ivana de Deus, professora pesquisadora Socorro Cabral , professores supervisores desta referida escola e estudantes participantes do PIBID. Este encontro teve como meta realizar oficinas e projetos com intervenções utilizando a ludicidade, de acordo com o  método sociolinguístico de Paulo Freire, retirados também do livro de Onaide e Olympio Mendonça, Alfabetizar as crianças na idade certa com Paulo Freire e Emilia Ferreiro.


 As sequências didáticas foram elaboradas durante todo o dia através de pesquisas, sugestões coletivas, construção de jogos e atividades de intervenção. Encontro de grande relevância para a construção de estratégias e de aprofundamento, garantindo o entrosamento entre os membros nisto nos remetem a fala de Schön, "a formação do profissional deve basear-se na epistemologia da pratica, tomando o contexto profissional como lócus formativo, aonde o sujeito vai paulatinamente construindo conhecimento, através da reflexão, análise e problematização, além do desenvolvimento do conhecimento tácito mobilizado no cotidiano da profissão".
  
     Apresentação das oficinas e  materiais didáticos

A apresentação foi realizada na Escola Vilma Brito no dia 30 de julho , onde foram apresentado as oficinas elaborado pelas duplas. De inicio observei a preocupação estampada no rosto de alguns em apresentar acredito, um pouco de insegurança em achar que não estariam de acordo com o planejado. Porem fiquei impressionada com as apresentações de cada um e a preocupação em acertar os objetivos e  intervenções para cada ciclo e níveis, tudo de acordo com o método sociolinguístico de Paulo Freire e do livro Alfabetizar as crianças na idade certa com Paulo Freire e Emilia Ferreiro. A cada apresentação foi se observando objetivos, seqüência didática, tipo de intervenção a realizar, jogos, brinquedo e como desenvolver cada um. Ao se avaliar cada dupla foi-se modificando e organizando, onde todos puderam aprender mais e dar sugestões.















Ao participar e observar este trabalho avalio mais ainda a nossa prática pedagógica no dia a dia, onde varias estratégias e objetivos apresentados contribuiu ainda mais para melhorar as minhas intervenções no chão da escola.
 Estes encontros que participamos são de grande relevância acredito que tanto para mim como para cada um, pois como nos diz Heráclito,
 “ninguém atravessa num rio uma segunda vez. Pois quando isso acontece, já não se é o mesmo; assim como as águas já serão outras.”

     Aplicação das oficinas no chão da escola

Dando inicio as intervenções, sendo estas a IV deste ano, nos dias 8,9,10 e 11 de julho.  As duplas tiveram um ótimo desempenho durante as aplicações, porém em uma das duplas observei que ao final da primeira apresentação notei que elas se decepcionaram ao aplicar as atividades, por conta de que os alunos não contribuíram para a aplicação das intervenções do jeito que elas esperaram, estavam muitos dispersos e ouve muitas conversas paralelas por parte deles, em decorrência de muitas vezes em que se têm visitas, alem daquelas de costumes, eles querem se mostrar. Dificuldades estas que melhorou nos demais dias.
Nas aplicações notei que a cada dia as meninas estão se esforçando para melhorar e sentir a preocupação delas em se fazer um trabalho organizado. Faltou um revezamento de falas entre elas e um olhar ao explanar o assunto para todos os presentes. No entanto uma equipe de grande iniciativa que estar melhorando a cada dia.


Esta intervenção nos faz reavaliar e nos questionar mais uma vez sobre a nossa prática e se sentir no lugar do outro sobre aquilo que estamos fazendo em sala de aula. Será que estamos ainda cometemos erros passados? Será que estamos contribuindo para o crescimento intelectual destas crianças? E muitos outros questionamentos que passa pelas nossas mentes. E de certa forma somos privilegiadas por estarmos participando de um programa onde podemos questionar esta nossa pratica e ter acesso a teóricos que afirma a importância de se fazer um trabalho reflexivo dando aos professores oportunidades de adquirir conhecimentos, habilidades para se trabalhar no chão da escola.





Um comentário:

  1. Lice,muito boa sua reflexão, realmente o Pibid tem nos dado oportunidade de adquirir novos conhecimento. Gostaria de saber de que forma o espaço escolar e os trabalhos do Pibid tem contribuído para a sua formação continuada?

    ResponderExcluir