Efeito no cursor

quarta-feira, 16 de março de 2016

Uma viagem inesquecível

Ao realizar uma viagem, primeiro devemos buscar o tipo de transporte, logo depois comprar as passagens, para daí desfrutar de todos os locais que iremos passar das estações que poderemos parar e dos passageiros que irão entrar ou sair.
É nesta viagem de trem que irei descrever a minha trajetória sobre a minha construção e aprimoramento dentro do PIBID, deu inicio em um belo dia de sol no ano de 2014 na cidade de Jequié.  Parei na estação UESB conhecida como Universidade Sudoeste da Bahia, antes ouvi da professora Socorro Cabral relatos de um projeto que a UESB estaria fazendo em parceria com as escolas publicas, fiquei de inicio desconfiada, algo vindo de Socorro já sabia que era muito agitado e de grandes estudos. Conhecendo-a das supervisões das estagiárias feitas na Escola Vilma Brito.
  Iniciando a viajem no PIBID deparei com um grupo de alunos sedentos de novidades e novos conhecimentos. Porem apreensivos diante das situações a enfrentar.  Na cabine do trem ficava o maquinista orientando e partilhando os seus conhecimentos apreendido no decorre de sua carreira.  Com Socorro Cabral vivenciei aquilo que eu estava apreensiva de inicio, de não dar conta dos trabalhos solicitados, muitos estudos e conhecimentos novos nos foram apresentados.
 A cada vagão foram aparecendo elementos novos que passaram a fazer parte de minha construção, como: encontros com toda a equipe para direcionar e avaliar as estratégias de trabalho a serem realizadas em sala de aula; assistimos  filmes que nos ajudaram a comparam e interagir com a realidade e situações das escolas atuais; oficinas que foram de grande importância, como a do ambiente moodle e a construção de blogs, onde partilhamos os nossos aprendizados, intervenções elaboradas, reflexões e questionamentos feitas por toda equipe a respeito dos trabalhos realizados.
  Chegaram novos membros como a coordenadora Ivana de Deus com sua tranqüilidade e novos conhecimentos abordados, contribuindo com os novos estudos direcionados para o ano de 2015.  E assim como na estação saíram alguns passageiros e entraram outros. Livros importantíssimos foram nos apresentados como Tijolo por Tijolo de Ana Tereza Naspolini e Alfabetização método sociolingüístico Onaide Schwartz Mendonça e Olympio Correa Mendonça estes de grande relevância onde ampliou os meus conhecimentos referentes à forma de alfabetizar, diferenciada daquela que antes trabalhava, passei a trabalhar de maneira fundamentada levando para os alunos um modo de aprendizagem diferente como: reescrita de gêneros textuais com skepes books, construção de outras palavras, através de uma palavra geradora utilizando as suas famílias silábicas. Trabalhamos com o estudo de teoricos como Rui Canário, Gauthier, Dayrell, Miguel Zabalza, Imbérnon, que nos ajudaram a refletir sobre o fazer pedagógico.
O trabalho com a turma do PIBID foi desafiador, receber vários alunos em sala de inicio causa uma mudança na rotina escolar. Porem os desafios foram feitos para testar a nossa capacidade de superá-los ou desistir, neste foi muito gratificante, pois aprendi e acredito ensinei. Utilizei destes desafios para observa a capacidade que o ser humano tem para construir ou desconstruir seus saberes. Passei a olhar o comportamento, as construções aprendidas e realizadas tanto pelo grupo como pelos alunos em sala.
De inicio sentir alguns nos grupos inseguros, desconfiados outros ainda se encontrava acomodados, sem conseguir compartilhar seus conhecimentos e trabalhos realizados, mostrando-se muitas vezes acomodados, cansados ou detentores do saber com sua sapiência exacerbada em seus pensamentos diante das construções coletivas, havendo desentendimentos e isolamento de membros, monopolização da fala e de idéias,  dificultando com isso o crescimento da maioria da turma. Esses membros com o tempo foi observado que o trabalho não era fácil necessitava da ajuda mutua e de muitos estudos e pesquisas. Acredito que muitos deles se dedicaram com afinco, tiveram noites mal dormidas para conciliar casa, trabalho, filhos, família, faculdade e escola. Com isso conseguiram ampliar os seus conhecimentos através do companheirismo, da divisão, união e, sobretudo da humildade de poder acertar através de correções e criticas construtivas.
Nesta viagem de trem foram feitas observações alem do contato entre membros do grupo como também entre o grupo e os alunos, neste notei o amor, o jeito de tratar os alunos de modo amigável deixando ouvir e ser ouvido, conhecendo seus problemas suas angustias e respeitando os seus limites ou criando também empatia deixando-os de lado por não conseguindo resolver atitudes de grosseira e rebeldia daquele aluno, foi observado em muitos a descoberta do verdadeiro papel de ser professor.
Esses meus relatos sobre a turma foram feitos não para criticar de maneira destrutiva a postura de cada um, mas para que as pessoas ao lerem façam uma analise ou reflexão das suas atitudes, se continua sendo como um trilho parado no tempo ou se tens ajudado o outro a crescer como um trem buscando  novos horizontes, deixando os problemas de lado e em busca de novas estações e conhecimentos.
Assim como nas viajem onde o trem passa por muitos lugares bonitos, outros não, alguns altos, outros baixos. Nesta viajem deparamos com conhecimentos enriquecedores e desafiadores que foram de grande valia para a minha pratica pedagógica, onde hoje eu posso dizer que através do PIBID conseguir abrir os olhos para essas diversidades de conhecimentos e mais ainda das dificuldades de aprendizagem que muitos alunos se encontravam passei a ver resultados satisfatórios e mais rápidos, com esses resultados a equipe transformaram em analise de estudos. Situações essas capazes de modificar o modo de trabalhar, contribuindo e muito com uma educação de qualidade.



Um comentário:

  1. Oi Jocelice!
    Sua reflexão é muita rica, pois demostra que durante a sua trajetória no pibid, você vem contribuindo na construção de saberes dos professores iniciantes e tem construído uma diversidade de conhecimento. Gostaria que você falasse um pouco mais quais foram os saberes que você construí na trajetória do Pibid ? E gostaria de saber se você durante a participação do programa teve algum dilema?

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