Efeito no cursor

domingo, 5 de abril de 2015

Diagnóstico realizado no 5 º Ano do ciclo de formação

Este diagnóstico foi feito nos dias 25 e 26 de março, realizado pelas bolsistas Gervanilda, Mariana,, Monik, Rosiara e Samilly iniciaram a aplicação do diagnóstico com a rotina, logo após a leitura da fábula,  distribuição das atividades a serem realizadas,  uma fábula com interpretação, lista de palavras e reconto do texto trabalhado.
No segundo dia iniciaram com uma dinâmica: “A teia de aranha”, o professor  toma nas mãos um novelo (rolo, bola) de cordão ou lã. Em seguida prende a ponta do mesmo em um dos dedos de sua mão.
Pedir para as pessoas prestarem atenção na apresentação que ele fará de si mesmo. Assim, logo após se apresentar brevemente, dizendo quem é, de onde vem, o que faz etc, joga o novelo para uma das pessoas à sua frente, está pessoa apanha o novelo e, após enrolar a linha em um dos dedos responde as perguntas feitas.
Assim se dará sucessivamente, até que todos do grupo digam seus dados pessoais e se conheçam. Como cada um atirou o novelo adiante, no final haverá no interior do círculo uma verdadeira teia de fios que os une uns aos outros.Pedir para as pessoas dizerem:
- O que observaram;
- O que sentem;

- O que significa a teia;
- O que aconteceria se um deles soltasse seu fio etc.
Finalizando fazendo uma reflexão sobre  as dificuldades a serem enfrentadas, as resistências  de determinado obstáculo  e a importância de que todos somos  na imensa teia que é a vida; ninguém pode ocupar o seu lugar, Esta dinâmica tem como objetivo: promover a interação e o conhecimento dos membros do  grupo
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 Dando continuidade o grupo aplicou o diagnóstico de leitura, cada um individualmente, utilizando a fábula da Galinha dos ovos de ouro, esta atividade foi realizada no pátio da escola verificando e assinalando as  dificuldades e progressos dos alunos.
Observando o trabalho realizado pelo grupo e o contato com cada criança, percebi o choque que tiveram com o quadro apresentado pelos alunos, pois muitos deles pareciam que tinham sérios problemas de aprendizagem tanto na leitura como na escrita. Mas nem todo problema devemos tirar conclusões precipitadas, antes mesmo de observar, conhecer  cada caso ou situação, para assim nos debruçar nas dificuldades  e problemas a serem trabalhados.

                                                                  

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